esc
Núcleo Industrial de Empresas Inovadoras
Núcleo de indústrias que tem conseguido inovar constantemente e acelerar o crescimento de suas operações e sua presença no mercado nacional e internacional

A despeito da existência de controvérsias sobre os fatores determinantes do desenvolvimento econômico dos países, há certo consenso a respeito da importância das atividades de inovação nesse processo e de que são justificadas políticas públicas de fomento às atividades inovativas no âmbito das empresas. Desse modo, principalmente em um ambiente no qual a necessidade de ajuste fiscal deve restringir os recursos públicos alocados em inovação, mostra-se importante conhecer melhor quem são as empresas objeto dessas políticas públicas. Somente assim será possível melhorar o desenho das políticas de fomento à inovação, alcançando resultados melhores e, portanto, incrementando o crescimento do Brasil.

Este é justamente o objetivo deste documento. Trata-se de um primeiro esforço de classificar em larga escala, a partir de estatísticas oficiais, as empresas industriais brasileiras de acordo com sua capacidade tecnológica, ou seja, segundo o estoque de conhecimentos e recursos que são usados para inovar.