esc
Manufatura Avançada – Indústria 4.0
Integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede. Diagnóstico e potencial para a indústria brasileira
explorar os dados

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil “o tema manufatura avançada (ou Indústria 4.0) refere-se à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede”. Esta chamada 4ª Revolução Industrial tem como principal objetivo ampliar os níveis de produção e a competitividade das empresas a partir da adoção de conceitos tecnológicos tais como Internet das Coisas (IoT), sistemas cyber-físicos, robôs colaborativos, QR-code, Radio-Frequency IDentification (RFID), e realidade virtual, para citar alguns. A automação completa das linhas de montagem com o uso destas tecnologias pode levar a ganhos de produtividade e redução de custos. Porém, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o contingente de empresas no Brasil que já faz uso de alguma destas tecnologias ainda é pequeno e, atualmente, mais concentrado ainda na etapa de melhoria dos processos industriais (73%), sendo ainda muito baixo o percentual daquelas que já usam estas tecnologias no desenvolvimento de novos produtos ou novos negócios (33%).

Neste trabalho foi realizado um mapeamento do momento atual da indústria de manufatura avançada no Brasil e identificados nichos e as tecnologias que podem ser desenvolvidas nas indústrias brasileiras.

/industria40 explorar os dados