esc
Acumulação de Capacidades para Inovação na indústria
Desenho e implementação de políticas públicas orientadas ao desenvolvimento industrial por meio da acumulação de capacidades inovadoras

Este trabalho contribui para o aprimoramento de ações orientadas ao fortalecimento da competitividade industrial no Brasil. Grande parte da competitividade industrial pode ser fortalecida por meio da acumulação de capacidades tecnológicas em nível da indústria e de suas empresas. Por que essas questões são tão importantes para o Brasil?

A despeito dos intensos e relevantes esforços de políticas públicas empreendidos ao longo das últimas décadas no Brasil, tais iniciativas apresentam algumas importantes limitações. Uma das limitações é que, apesar do arcabouço robusto de programas de apoio à inovação em diversos setores industriais, incluindo modalidades variadas de financiamento, muito pouco foi feito em termos da avaliação da eficácia desses esforços em termos da extensão do aumento da capacidade inovadora e da competitividade na indústria. Por outro lado, tem havido no Brasil, tanto no âmbito de governo, da indústria, da academia, como de setores da sociedade envolvidos com a problemática do desenvolvimento industrial, uma profusão de interpretações divergentes e entendimentos, ora por demais estreitos, ora equivocados sobre o processo de inovação, desenvolvimento e competitividade industrial.